INFORMAÇÕES SOBRE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO
A auditoria de sistema de gestão deve ser interpretada como uma ferramenta de realimentação para promover ajustes ou implementar melhorias em sistemas de gestão prescritas em normas válidas para certificação envolvendo temas como:
- Antissuborno
- Meio Ambiente
- Qualidade
- Responsabilidade Social
- Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
- Segurança Alimentar
- Segurança da Informação
- Serviços de TI
Principais finalidades de uma auditoria de sistema de gestão
- Adequação análise de aderência da informação documentada, mantida (políticas, manuais, procedimentos, instruções) e retida (dados e registros) existentes na organização frente ao que está previsto na norma de referência; e
- Conformidade verificação de cumprimento no que está previsto na referência normativa e na informação documentada mantida ao longo do tempo
POR QUE REALIZAR UMA AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO
A auditoria de sistema de gestão pode ser realizada com vários propósitos para uma organização:
- Gap Analysis (diagnóstico) avaliação da situação dos sistema de gestão frente à(s) referência(s) normativa(s) adotadas pela organização com fins de planejar ações de adequação
- Declaração de Conformidade avaliação independente (realizada por terceira parte) para caracterizar o grau de aderência e emissão de declaração
- Certificação avaliação realizada por órgão certificador acreditado (credenciado) com reconhecimento formal e monitoramento anual (ou semestral) válido em período de três anos
A PM Analysis realiza auditoria de sistema de gestão de acordo com o item 1. Gap Analysis como parte do processo de implantação ou de adequação nos sistemas adotados pela empresa cliente.
A PM Analysis também realiza auditoria de sistema de gestão conforme o item 2. para algumas situações particulares de atendimento a requisitos legais como é o caso da Resolução CONAMA 306 (âmbito Federal) DZ-56 – Diretriz para realização de auditoria ambiental (âmbito Estadual – Rio de Janeiro).
O resultado de uma auditoria de sistema de gestão é usualmente um relatório contendo dados do cliente/empreendimento, norma(s) de referência adotada(s), plano de auditoria, lista de áreas e responsáveis, constatações de auditoria frente aos requisitos da(s) norma(s) de referência adotada(s).
Complementarmente ao relatório de auditoria de sistema de gestão pode ser configurado um planejamento de ações necessárias para adequação ou melhoria com indicação das providências pertinentes. Se for do interesse do cliente um cronograma pode ser vinculado ao planejamento de ações.
Para saber mais sobre auditoria de sistema de gestão
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