No final de 2015, a PM Analysis foi contratada para promover a revisão das avaliações preliminares de riscos (APR), do programa de gerenciamento de riscos (PGR) e dos planos de atendimento a emergências (PAE) das malhas ferroviárias da Ferrovia Centro Atlântica – FCA e da Ferrovia Norte-Sul – FNS (incluindo postos de abastecimento, pátios de manobra e oficinas de manutenção), Terminais Integradores e Terminais Portuários. Nessa ocasião foram atualizados todos os documentos (APR, PGR e PAE) dos empreendimentos envolvidos.
A partir dessa experiência, em 2017, a VLI solicitou a realização de avaliação de riscos quantitativa (AQR) para os empreendimentos que armazenassem produtos perigosos (postos de abastecimento e oficinas) e para a ferrovia no transporte desses mesmos produtos. Esse trabalho foi realizado em 2 etapas tendo sido concluída em 2018. O grande produto deste trabalho foi a elaboração de um Mapa de Vulnerabilidade (MV) Socioambiental, que envolveu estudos realizados in loco em 2.648 trechos , distribuídos em 130 municípios em 8 estados (MA, TO, GO, BA, ES, RJ, MG e SP) e no Distrito Federal ao longo de mais de 8.000 km de ferrovias.
Em 2019, a VLI solicitou a avaliação quantitativa de riscos envolvendo o trem turístico (locomotiva movida a vapor) e as oficinas que possuíam caldeira para a manutenção de vagões.
Os estudos, que subsidiam informações para melhoria no gerenciamento de riscos e também dos PAE configurados, foram disponibilizados à VLI e submetidos à análise de órgãos competentes na medida que sejam parte integrante do processo de renovação da licença de operação dos empreendimentos.