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Gestão da Qualidade

A qualidade dos produtos e serviços de uma empresa é a medida fundamental da sua competência em atender os requisitos do cliente.

Apesar de quase todas empresas pensarem que seus clientes estão satisfeitos, a falta de um padrão mínimo para a organização e gestão dos processos é fundamental para garantir o alcance a manutenção desta satisfação, fundamental para a sobrevivência da empresa.

A gestão da qualidade compreende atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados relacionados à execução dos seus produtos e serviços.

Gestão da Qualidade

ISO 9001

Para ajudar as organizações a padronizarem estas atividades, processos e recursos, a ISO (International Organization for Standardization) estabeleceu desde o ano de 1987 a série ISO 9000, um conjunto de normas que evoluiu ao longo do tempo para fornecer orientações às organizações que buscam aumentar a qualidade dos produtos e serviços fornecidos.

A norma ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos) é a norma que estabelece os requisitos necessários para que uma organização seja certificada de acordo com ela. Estes requisitos são fundamentalmente voltados para a melhoria da gestão da empresa e, embora haja muito folclore a respeito de uma possível burocratização da empresa a partir da implementação desta norma, todos os seus requisitos podem ser abordados de uma maneira bastante prática e objetiva.

Exemplos de alguns requisitos importantes e extremamente aplicáveis a qualquer empresa:

  • Gestão de Fornecedores - É necessário escolher bem os parceiros que farão parte da cadeia produtiva da empresa.
  • Gestão de Pessoas (Recursos Humanos) - A organização deve garantir que as pessoas que executam as atividades sejam competentes para isso.
  • Gestão por Processos - Os resultados dos processos devem ser conhecidos e analisados para permitir a sua melhoria.
  • Rastreabilidade dos Produtos - A organização deve estabelecer meios de rastrear os produtos (lotes, números de série, períodos etc) para recuperação de informações em caso de não conformidades ou eventos ocorridos.

Como se pode ver, estes exemplos mostram que a ISO 9001 está perfeitamente alinhada com o que se espera de uma organização com o propósito de atender aos seus clientes, e os resultados desta adequação são perceptíveis e muito positivos.​

ISO 9001 VERSÃO 2015 - TRANSIÇÃO

A versão atual da ISO 9001 é a que foi publicada no final de 2015, e trouxe algumas mudanças para as empresas que já eram certificadas. O prazo de transição se encerra em setembro de 2018, e todas as empresas que não promoverem a migração para a nova versão terão os seus certificados atuais invalidados.

As principais mudanças para a nova versão foram:

  • Gestão baseada em riscos
  • Determinação e gestão do atendimento às partes interessadas
  • Necessidade de planejamento das comunicações
  • Gerenciamento das mudanças ocorridas no sistema

Houve outras mudanças de menor impacto e complexidade, que devem ser observadas no momento da transição.

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OUTROS PADRÕES DE QUALIDADE

Além da ISO 9001 há diversos outros padrões normativos relativos à gestão da qualidade, normalmente mais específicos por segmento de atuação da empresa:

  • ISO/TS 16.949 - Qualidade Automotiva
  • ISO/IEC 17.025 - Laboratórios de Ensaio e Calibração
  • ISO/IEC 20.000-1 - Serviços de TI
  • ISO 22.000 - Segurança Alimentar
  • HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)
  • GMP - Good Manufacturing Process (Boas Práticas de Fabricação)

Nós podemos ajudá-lo

A PM Analysis assessora centenas de clientes na implantação ou melhoria do seu sistema de gestão. Os serviços são baseados em programações prévias e exaustivo planejamento, de forma que a condução dos projetos ocorra de maneira totalmente monitorada, garantindo o seu sucesso no tempo previsto.

As atividades de assessoria são realizadas por consultores qualificados e experientes, capazes de propor soluções para os diversos processos que compõem o Sistema de Gestão da sua empresa.

Simplicidade, criatividade, respeito à cultura e aos recursos disponíveis em cada empresa são as nossas principais premissas nas decisões tomadas em conjunto com o cliente.

Alguns benefícios de contratar a PM Analysis​

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